O Senhor dos Anéis um resumo da obra

Só mais uma vírgula
4 min readAug 20, 2021

Quem foi J. R. R. Tolkien

John Ronald Reuel Tolkien, mais conhecido como J. R. R. Tolkien foi um escritor, professor universitário e filólogo britânico, nascido na atual África do Sul, que recebeu o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin, em 1954, e autor das obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.

O início de O Senhor dos Anéis

Antes de iniciarmos O Senhor dos Anéis, temos que ter em mente que ele foi o segundo livro escrito por Tolkien e que ele era para ser “uma continuação” do Hobbit. Porém, com o tempo o livro ganhou uma proporção tão grande e se transformou em 3 livros que deram à Terra Média um valor imensamente maior que O Hobbit.

Não que o Hobbit seja um livro pequeno, porém como o intuito dele foi o de ser um livro para criança, ele “perde” o lado sombrio que em O Senhor dos Anéis podemos ver com mais clareza.

O Hobbit foi escrito em um período conturbado de guerras no ano de 1937 em que víamos a Guerra Civil Espanhola e a Batalha de Xangai que dizimou milhares de vidas. Este livro veio para tirar as pessoas da realidade em que viviam e levar para um mundo de fantasia e esperança.

Quem assistiu tanto O Hobbit quanto O Senhor dos Anéis, com certeza deu um calor no coração ao ver a vila dos Hobbits.

O Hobbit foi um livro aclamado pela crítica o que levou os editores do livro a querer mais da história, uma nova continuação. Tolkien já sabia disso e começou a produzir o “Novo Hobbit”. Ele já havia escrito alguns rascunhos de obras como o Quenta Silmarillion e Cartas ao Papai Noel, porém com o que viria a ser O Senhor dos Anéis, ele não conseguia desenvolver uma boa obra em um espaço curto de tempo e levou 12 anos até que a obra completa fosse concluída em 1949.

Para se ter uma noção da genialidade de Tolkien, ele passou as férias de Natal em 1937, lapidando a abertura do livro com “Uma festa há muito esperada” contraponto o primeiro capítulo de O Hobbit que é “Um festa inesperada”.

Entendendo O Senhor dos Anéis

Para entender o livro, temos que entender a história dos Hobbits e saber a importância que eles tem para a história e para à Terra Média.

Para isto aconselho a leitura do Hobbit antes de ler O Senhor dos Anéis, porém caso você começou a ler, saiba que gradualmente você entenderá sobre estes seres que são menores que um anão, porém que tem uma coragem ímpar.

Livro A Sociedade do Anel, J. R. R. Tolkien
Livro A Sociedade do Anel, J. R. R. Tolkien

A sociedade do anel

Para quem assistiu ao filme, deve estar por dentro desta repartição de três filmes sendo a sequência em: A Sociedade do anel, As Duas Torres e o Retorno do Rei.

No livro vemos a criação da sociedade que ajudará o hobbit Frodo e seu amigo Sam levar o anel até o vulcão Orodruin ou Montanha da perdição, sendo a única forma de destruir a força de Melkor ou Morgoth.

Para entender um pouco melhor quem é Melkor e de onde ele surgiu eu recomendo o livro o Silmarillion que.

Este livro é um pouco mais “leve” que os dois posteriores, nele vamos aprender sobre os hobbits, passaremos um pouco pela divisão que havia entre Homens, Elfos e Anões, conheceremos personagens

como o Tom Bombadil que terá um livro escrito por Tolkien com o título de As Aventuras de Tom Bombadil, entre outros.

O livro começa com o capítulo uma festa inesperada e vai até O rompimento da sociedade.

As duas torres
Livro: As duas torres

As duas torres

Este livro já é um pouco mais frenético do que A sociedade do anel.

Já no começo vemos a partida de alguns personagens que foram fundamentais para que a sociedade fosse criada, além de um cena muito triste que para aqueles quem assistiu ao filme sabe o que estou falando, mesmo que no filme está foi uma das últimas cenas de A sociedade do anel, porém no livro é a cena de abertura de As duas torres.

Este livro é recheado de aventuras e outras que deixa qualquer um sem fôlego.

Livro: O retorno do rei
Livro: O retorno do rei

O retorno do rei

No retorno do rei é onde está grande parte da ação e das batalhas, além é claro da grande guerra entre o bem e o mal.

O livro o retorno do rei divide-se em vários ambientes, um deles é o ambiente onde os Hobbits Frodo e Sam estão a caminho da montanha da perdição, este ambiente é composto por um personagem extra que vai guiar os dois até esta montanha. Para quem já leu o Hobbit com certeza sabe de quem estou falando, é o mesmo personagem que Bilbo Baggins conheceu quando achou o anel.

Enfim, este é um pequeno resumo da saga do senhor dos anéis. Esta história da Terra Média voltará muito mais vezes em nosso canal.

Vídeo: O Senhor dos Anéis, um resumo da obra

--

--

Só mais uma vírgula
0 Followers

O canal Só mais uma vírgula foi criado com o intuito de falar sobre livros, cultura pop, filmes e outras nerdices mais.